
Tema: Doenças de veiculação hídrica
Público alvo: Alunos do ensino médio
Objetivos
Favorecer o aprendizado (aprendizagem significativa) de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados aos saberes acerca das doenças de veiculação hídrica, além de conscientizar os alunos sobre a importância da proteção da qualidade das águas.
Apresentação
Apresentação de uma situação problemática relativa ao tema pelo (a) professor (a) de maneira breve, objetivando somente a introdução do tema. Neste momento não há a necessidade de trabalhar conceitos a cerca do tema principal.
Sugestão: Qual a importância da água para a sobrevivência dos seres vivos? O que é uma doença? Quais as possíveis formas de se transmitir alguma doença? O que são doença de veiculação hídrica? Uma cidade X do interior de Minas Gerais é abastecida por um rio de grande extensão, e cerca de 60% de sua população têm apresentado sintomas como náuseas, desconforto abdominal e gases. Antes de chegar a tal cidade, as águas do rio passam por outras cidades, sendo a Y a cidade mais próxima antes de chegar em X. O prefeito de Y afirma que o esgoto da cidade é tratado e não é jogado diretamente no rio. A partir dessas informações responda: os sintomas citados acima podem ser relativos a alguma doença de veiculação hídrica? Formule uma hipótese para uma possível causa dos sintomas e uma possível resolução dos problemas.
Premissa construtivista: conflito cognitivo e atividade mental.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, atitudinais e procedimentais.
Tempestade de ideias (Avaliação inicial)
O (a) professor (a) deve mediar esse momento e estimular os alunos a dizerem o que sabem a respeito da qualidade das águas e saneamento básico, poluição e contaminação das águas e possíveis doenças de veiculação hídrica. Se conhecem, se já ouviram algo a respeito, ou ainda, se já ficaram doentes ao consumir água contaminada ou suspeita. Onde? Quando? É de extrema importância o professor valorizar as informações dos alunos, além de criar um clima agradável para que os alunos se sintam motivados e estimulados a participar. A dinâmica deste momento predispõe ao professor inferir o nível de desenvolvimento de cada aluno além de seus conhecimentos prévios. É possível e aconselhável, neste momento, o professor relacionar as informações oriundas dos alunos aos temas que serão trabalhados na próxima etapa da sequência didática.
Premissa construtivista: nível de desenvolvimento, conhecimentos prévios, estimular a autoestima e o autoconceito.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais,atitudinais e procedimentais.
Aula expositiva
Momento de trabalhar conteúdos factuais e conceituais relacionados ao tema Doenças de veiculação hídrica. Trabalhar o conteúdo da cartilha “Doenças transmitidas pela água”, páginas 7 a 24.
Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais e factuais.
Exercícios de fixação
Neste momento os alunos têm a possibilidade de reverberar os conteúdos factuais e conceituais trabalhados pelo professor na etapa anterior, predispondo a assimilação destes a seus modelos mentais para posteriormente estabelecerem relações entre estes conteúdos e seus conhecimentos prévios, favorecendo então a aprendizagem significativa.
Premissa construtivista: conflito cognitivo, desafio alcançável, conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais, factuais e atitudinais (dependendo das temáticas abordadas nos exercícios).
Sugestão de temáticas para compor as questões:
Doenças de veiculação hídrica - Faça um quadro comparativo com as doenças transmitidas pela água contendo as seguintes informações: vetor; hospedeiro (tipo e nome); transmissão; sintomas e profilaxia.
Quais as principais ações humanas que contribuem para a diminuição (ou aumento) da qualidade das águas?
Reverberação
O professor deve discutir as temáticas trabalhadas na etapa anterior com a finalidade de sanar possíveis questionamentos; reverberar, rever, corrigir e aprofundar conteúdos trabalhados durante as etapas anteriores além de introduzir a temática da próxima etapa, a utilização do jogo “Arranhacéu”. Reverberar os conteúdos sobre as doenças de veiculação hídrica evidenciando os sintomas e a profilaxia de cada patologia. Ler e explicar os objetivos e regras do jogo. Vide instruções e recomendações na cartilha.
Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais.
Jogo
Neste momento o professor tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de tolerância e de trabalho em equipe de seus alunos com a utilização do jogo “Arranhacéu”. Vide instruções e recomendações na cartilha.
Premissa construtivista: atitude favorável, estimular a autoestima e o autoconceito, conhecimentos prévios; conteúdos significativos e funcionais; desfio alcançável; criar zonas de desenvolvimento proximal.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.
Avaliação
A avaliação será dividia em duas etapas, sendo a primeira a avaliação final: aplicação de um questionário composto de questões dissertativas, baseadas nos conteúdos trabalhados nas etapas anteriores da sequência. Esta avaliação tem o objetivo de mensurar os resultados obtidos e conhecimentos construídos pelos alunos a respeito dos conteúdos conceituais, factuais e atitudinais. A segunda refere-se à avaliação processual ou integradora que tem como objetivo avaliar as competências, participação e o aprendizado dos alunos durante toda a sequência de atividades. O professor deve preencher o quadro “Avaliação do processo” atribuindo notas de 1 a 5 para cada etapa da sequência.
Sujeito da avaliação: aluno (classe ou grupo)
Objeto da avaliação: processo de aprendizagem
O que se quer avaliar: conteúdos factuais, conceituais e atitudinais.
Sugestão de questões para o questionário:
-
Qual a importância da água para os seres humanos?
-
Cite e explique duas maneiras de adquirirmos as doenças através da água.
-
Explique a forma de transmissão da Malária e como ocorre a maturação dos ovos na fêmea do mosquito.
-
Escreva dois sintomas característicos da Cólera.
-
Qual a forma de transmissão da Leptospirose. E quais os sintomas que a pessoa apresenta.
-
Quais os sintomas de uma pessoa com Esquistossomose?
-
Porque a doença Elefantíase tem esse nome?
-
Qual a semelhança entre a Dengue e a Febre Amarela?
Premissa construtivista: desfio alcançável, conflito cognitivo, conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, atitudinais.




