
Tema: Mexilhão Dourado
Público alvo: Alunos do ensino médio
Objetivos
Favorecer o aprendizado (aprendizagem significativa) de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados aos temas mexilhão dourado e espécies invasoras; divulgar informações e possibilitar reflexões acerca das temáticas.
Apresentação
Apresentação de uma situação problemática relativa ao tema pelo (a) professor (a) de maneira breve, objetivando somente a introdução do tema. Neste momento não há a necessidade de trabalhar conceitos a cerca do tema principal.
Sugestão: Seria interessante, neste momento, contar a “história de vida” (como chegou ao país, etc.) de alguma outra espécie invasora do Brasil e suas consequências, sobretudo ecológicas e econômicas. Ex.: tucunaré, tilápia, mosquito-da-dengue, abelha africana, rã africana, tigre-d’água, pardal, pombo, etc.
Premissa construtivista: conflito cognitivo e atividade mental.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais e atitudinais.
Tempestade de ideias (Avaliação inicial)
O (a) professor (a) deve mediar esse momento e estimular os alunos a dizerem o que sabem sobre ecossistemas aquáticos, espécies invasoras e mexilhão dourado. Se conhecem, ou já ouviram algo a respeito. Onde? Quando? É de extrema importância o professor valorizar as informações dos alunos, além de criar um clima agradável para que os alunos se sintam motivados e estimulados a participar. A dinâmica deste momento predispõe ao professor inferir o nível de desenvolvimento de cada aluno além de seus conhecimentos prévios. É possível e aconselhável, neste momento, o professor relacionar as informações oriundas dos alunos aos temas que serão trabalhados na próxima etapa da sequência didática.
Premissa construtivista: nível de desenvolvimento, conhecimentos prévios, estimular a autoestima e o autoconceito.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais e atitudinais.
Aula expositiva
Momento de trabalhar conteúdos factuais e conceituais relacionados aos temas: ecossistema aquático, mexilhão dourado e espécies invasoras. Trabalhar as págs. 3 a 16 da cartilha.
Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais e factuais.
Exercícios de fixação
Neste momento os alunos têm a possibilidade de reverberar os conteúdos factuais e conceituais trabalhados pelo professor na etapa anterior, predispondo a assimilação destes a seus modelos mentais para posteriormente estabelecerem relações entre estes conteúdos e seus conhecimentos prévios, favorecendo então a aprendizagem significativa.
Premissa construtivista: conflito cognitivo, desafio alcançável, conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais, factuais e atitudinais (dependendo das temáticas abordadas nos exercícios).
Sugestão de temáticas para compor as questões:
Desafio - Caça palavras, pág. 17 da cartilha.
O que são espécies invasoras e quais suas consequências para o meio ambiente?
Citar outros exemplos de espécies invasoras.
Mexilhão dourado - Nome específico, anatomia interna, alimentação e impactos no meio ambiente, ciclo de vida, fatores
que contribuem para a rápida dispersão do mexilhão dourado, prejuízos ecológicos e econômicos, métodos de controle, etc.
Reverberação
O professor deve discutir as temáticas trabalhadas na etapa anterior com a finalidade de sanar possíveis questionamentos; reverberar, rever, corrigir e aprofundar conteúdos trabalhados durante as etapas anteriores além de introduzir a temática da próxima etapa, a utilização do jogo “Meximinó”. Reverberar, sobretudo, os impactos ambientais e econômicos decorrentes da proliferação do mexilhão dourado, além da dificuldade de controle ou extermínio. Ler e explicar as regras do jogo para os alunos. Vide cartilha, pág. 19.
Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais.
Jogo
Neste momento o professor tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de tolerância e de trabalho em equipe de seus alunos com a utilização do jogo “Meximinó”. Vide instruções e recomendações na cartilha (págs. 18-26)
Premissa construtivista: atitude favorável, estimular a autoestima e o autoconceito, conhecimentos prévios; conteúdos significativos e funcionais; desfio alcançável; criar zonas de desenvolvimento proximal.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.
Avaliação
A avaliação é dividia em duas etapas, sendo a primeira a avaliação final: aplicação de um questionário composto de questões dissertativas, baseadas nos conteúdos trabalhados nas etapas anteriores da sequência. Esta avaliação tem o objetivo de mensurar os resultados obtidos e conhecimentos construídos pelos alunos a respeito dos conteúdos conceituais, factuais e atitudinais. A segunda refere-se à avaliação processual ou integradora que tem como objetivo avaliar as competências, participação e o aprendizado dos alunos durante toda a sequência de atividades. O professor deve preencher o quadro “Avaliação do processo” atribuindo notas de 1 a 5 para cada etapa da sequência.
Sujeito da avaliação: aluno (classe ou grupo)
Objeto da avaliação: processo de aprendizagem
O que se quer avaliar: conteúdos factuais, conceituais e atitudinais.
Sugestão de questões para o questionário:
-
Cite as características (fatores favoráveis) que conferem ao mexilhão dourado ser uma espécie invasora.
-
Cite ao menos 5 fatores quem contribuam para a rápida dispersão do mexilhão dourado.
-
Cite e explique 3 impactos ambientais e 1 econômico decorrentes da proliferação do mexilhão dourado.
-
Quais as principais ações humanas que contribuem para a diminuição da qualidade das águas?
-
Qual tipo de método de controle você considera mais pertinente ao mexilhão dourado: o físico, químico ou biológico? Por quê?
Premissa construtivista: desfio alcançável, conflito cognitivo, conteúdos significativos e funcionais.
Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, atitudinais.



