top of page

Tema: Zooplâncton

 

Público alvo: Alunos do ensino médio

 

Objetivos

 

Favorecer o aprendizado (aprendizagem significativa) de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais relacionados ao tema zooplâncton.

 

Apresentação

 

Apresentação de uma situação problemática relativa ao tema pelo (a) professor (a) de maneira breve, objetivando somente a introdução do tema. Neste momento não há a necessidade de trabalhar conceitos a cerca do tema principal.

 

Sugestão: Em uma cidade do interior de Minas Gerais, um grupo de amigos quer saber se a lagoa próxima à escola onde estudam pode ser usada para nadar e para molhar a horta da escola. Como eles podem saber se a água tem qualidade suficiente para ser usada com essas finalidades?

 

Premissa construtivista: conflito cognitivo e atividade mental.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: atitudinais e factuais.

 

Tempestade de ideias (Avaliação inicial)

 

O (a) professor (a) deve mediar esse momento e estimular os alunos a dizerem o que sabem sobre ecossistemas aquáticos, zooplâncton, qualidade das águas e possíveis tipos de bioindicadores. Se conhecem, ou já ouviram algo a respeito. Onde? Quando? É de extrema importância o professor valorizar as informações dos alunos, além de criar um clima agradável para que os alunos se sintam motivados e estimulados a participar. A dinâmica deste momento predispõe ao professor inferir o nível de desenvolvimento de cada aluno além de seus conhecimentos prévios. É possível e aconselhável, neste momento, o professor relacionar as informações oriundas dos alunos aos temas que serão trabalhados na próxima etapa da sequência didática.

 

Premissa construtivista: nível de desenvolvimento, conhecimentos prévios, estimular a autoestima e o autoconceito.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: atitudinais e factuais.

 

Aula expositiva

 

Momento de trabalhar conteúdos factuais e conceituais relacionados aos temas: ecossistema aquático e zooplâncton.

Trabalhar as págs. 5 à 14 da cartilha.

 

Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais e factuais.

 

Exercícios de fixação

 

Neste momento os alunos têm a possibilidade de reverberar os conteúdos factuais e conceituais trabalhados pelo professor na etapa anterior, predispondo a assimilação destes a seus modelos mentais para posteriormente estabelecerem relações entre estes conteúdos e seus conhecimentos prévios, favorecendo então a aprendizagem significativa.

 

Premissa construtivista: conflito cognitivo, desafio alcançável, conteúdos significativos e funcionais.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais factuais e atitudinais (dependendo das temáticas abordadas nos exercícios).

 

Sugestão de temáticas para compor as questões:

 

O que são bioindicadores da qualidade da água.

 

Diferença entre plâncton, nécton e benton.

 

Zooplâncton -  O que é. Habitat e principais características. Uso como bioindicadores. Diferenças entre zooplâncton e fitoplâncton. Grupos de zooplâncton e suas características. Importância do zooplâncton para o homem e o meio ambiente.

 

Reverberação

 

O professor deve discutir as temáticas trabalhadas na etapa anterior com a finalidade de sanar possíveis questionamentos; reverberar, rever, corrigir e aprofundar conteúdos trabalhados durante as etapas anteriores além de introduzir a temática da próxima etapa, a utilização do jogo “Cara a cara com o Zooplâncton”. Reverberar, sobretudo, os 3 grupos de zooplâncton (protozoários, rotíferos e Artrópodes), respectivas características morfológicas, habitats, importância ecológica e para o homem. Págs. 11 a 14.

 

Premissa construtivista: conteúdos significativos e funcionais.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: conceituais, factuais, procedimentais e atitudinais.

 

Jogo

 

Neste momento o professor tem a oportunidade de desenvolver a capacidade de tolerância e de trabalho em equipe de seus alunos com a utilização do jogo “Cara a cara com o Zooplâncton”. Vide instruções e recomendações na cartilha (págs. 14 à 30).  

 

Premissa construtivista: atitude favorável, estimular a autoestima e o autoconceito, conhecimentos prévios; conteúdos significativos e funcionais; desfio alcançável; criar zonas de desenvolvimento proximal.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais.

 

Avaliação

 

A avaliação é dividia em duas etapas, sendo a primeira a avaliação final: aplicação de um questionário composto de questões dissertativas, baseadas nos conteúdos trabalhados nas etapas anteriores da sequência. Esta avaliação tem o objetivo de mensurar os resultados obtidos e conhecimentos construídos pelos alunos a respeito dos conteúdos conceituais, factuais e atitudinais. A segunda refere-se à avaliação processual ou integradora que tem como objetivo avaliar as competências, participação e o aprendizado dos alunos durante toda a sequência de atividades. O professor deve preencher o quadro “Avaliação do processo” atribuindo notas de 1 a 5 para cada etapa da sequência.

 

Sujeito da avaliação: aluno (classe ou grupo)

 

Objeto da avaliação: processo de aprendizagem

 

O que se quer avaliar: conteúdos factuais, conceituais e atitudinais.

 

Sugestão de questões para o questionário:

 

  1. Qual a principal diferença entre zooplâncton e fitoplâncton?

  2. Quais são os três principais grupos de zooplâncton e suas características principais?

  3. Quais são os papeis ecológicos do zooplâncton?

  4. Quais são as possíveis utilizações do zooplâncton para o homem?

  5. Faça um quadro comparativo com as principais características e diferenças entre os zooplâncton r e k-estrategista.

 

Premissa construtivista: desfio alcançável, conflito cognitivo, conteúdos significativos e funcionais.

 

Conteúdos de aprendizagem trabalhados nesta etapa: factuais, conceituais, atitudinais.

bottom of page